Olheiras: Tipos, características e tratamentos

As famosas olheiras são queixas comuns no consultório dermatológico. Muitos relatam que essas marcas deixam “um ar de cansado” e questionam como elas podem estar ali mesmo a pessoa tendo uma boa noite de sono. O fato é que são diversas as causas de olheiras. Tanto é que, muitas vezes, esse problema aparece até mesmo em crianças. Desta forma, o tratamento de cada tipo também é específico. No texto de hoje, vamos explicar quais os tipos de olheiras, suas causas principais e o tipo de tratamento indicado para cada categoria. Veja abaixo:

 

Tipos de Olheiras

Resumidamente, as olheiras podem ser classificadas em:

  • Olheiras por hipercromia (escurecimento) ao redor dos olhos. São divididas em vasculares ou melânicas
  • Olheiras por alteração do relevo das pálpebras (flacidez, sulcos ou bolsas)

Nas olheiras vasculares, observamos escurecimento das pálpebras por estase sanguínea. Isto é, o sangue fica acumulado por dificuldade de drenagem venosa da região, o que leva a um acúmulo de um pigmento chamado hemossiderina. Normalmente isso está presente desde a infância e tem característica familiar. Porém, as olheiras vasculares podem piorar com algumas condições, como uso de álcool, cigarro, certos colírios e também em pessoas com privação do sono ou com doenças respiratórias, que as torne respiradores bucais. Ou seja, são mais comuns em pessoas estressadas e cansadas, e se agravam caso não haja tratamento adequado. Em geral, estas olheiras se caracterizam pela coloração rosa e arroxeada.   As olheiras melânicas, por sua vez, ocorrem por depósito do pigmento melanina. Pode ser primária, por acúmulo de pigmento idiopático, que não tem causa definida e é comum em pessoas de origem árabe ou indiana; ou secundária, devido a processos inflamatórios (como em dermatites ou alergias), condições com aumento de estímulo de hormônios femininos (como no período da gravidez), e alguns tipos de colírio. Têm característica de tons castanhos. O manejo desse tipo de olheira é mais delicado, pois muitas retornam após um ano.   Quanto às olheiras causadas por alterações de relevo, temos as caracterizadas por flacidez, sulcos e bolsas. Podem se apresentar como marcas profundas, em que a região é mais funda em relação à face, ou como “bolsas”. São decorrentes de características físicas do paciente, por edemas ou por excesso de gordura.

 

Tratamento para olheiras

Como citado, cada tipo de olheira, decorrente de uma causa, tem um tratamento específico.   Dentre as opções para tratamento de olheiras melânicas, temos peelings químicos, luz intensa pulsada, lasers e uso tópico de cremes despigmentantes.   Os tratamentos de olheiras vasculares podem ser feitos com luz intensa pulsada, lasers e uso tópico de substâncias que melhorem a drenagem sanguínea local.   As olheiras decorrentes de alteração no relevo da pele costumam responder bem a peelings, luz intensa pulsada, lasers, radiofrequência pulsada multiagulhas (RFPM), blefaroplastia cirúrgica e preenchimentos.

 

Tratamento para olheiras em Porto Alegre

Normalmente quem tem olheiras apresenta mais de um padrão de alteração e, por isso, os tratamentos devem ser realizados em etapas, melhorando cada componente com uma estratégia terapêutica. No meu consultório, eu faço uma análise completa do estado do paciente, busco entender sua rotina, seus fatores genéticos e possíveis agravantes do problema. Com base nesse diagnóstico inicial, são oferecidas alternativas para o tratamento das olheiras. O atendimento é realizado no Instituto Burmann & Bastos, que possui todos os equipamentos e instrumentos necessários para realização de procedimentos especializados de acordo com as características do paciente.

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email