Proteção das crianças no verão

O verão é uma época linda! Estação de praia, piscina, calor e, principalmente, de sol! As crianças adoram ir ao mar, brincar na pracinha e fazer muita folia ao ar livre. É delicioso, mas os adultos precisam ter cuidado com a pele dos pequenos. A pele das crianças é mais sensível e, por isso, exige cautela redobrada.

Proteção das crianças no sol

Um dos primeiros pontos de atenção é o filtro solar. Ele deve ser utilizado a partir dos seis meses de idade, considerando, claro, os produtos adequados para o público infantil. Antes dos seis meses, o bebê não deve ser exposto ao sol diretamente. Utilize sempre barreiras físicas de proteção ao sol, como sombrinhas e guarda-sol, mas cuidado ao proteger a criança com tecidos leves, como fraldas, que não formam uma barreira contra os raios ultravioleta e podem causar queimaduras.

Assim como nos adultos, o uso de filtro solar não deve ser aplicado  apenas na praia ou na piscina. É importante que as crianças criem o hábito de utilizar o produto todos os dias desde cedo. Para bebês de até dois anos de idade, o mais indicado é o filtro solar físico, também conhecido como inorgânico. Ele apresenta menor risco de alergia e tem proteção imediata. O produto funciona como uma película, que reflete os raios solares. A partir dos dois anos de idade, podem ser utilizados os filtros solares químicos, que absorvem os raios e os tornam inofensivos antes de chegar às camadas da pele. Não economize na quantidade de produto. Passe o quanto for  necessário para proteger bem toda a área exposta e reaplique o protetor solar a cada duas horas.

Utilize produtos com FPS 30, no mínimo, aprovados pela Anvisa. Aplique com pelo menos 20 minutos de antecedência da exposição solar. Lembre-se de utilizar o protetor também em dias nublados.

Outro aspecto importante é respeitar os horários menos nocivos para a exposição solar. Evite pegar sol entre 10h da manhã e 16h da tarde. Uma forma interessante de engajar as crianças é explicando que, quanto menor sua sombra em relação ao seu corpo, mais perigoso o sol é para a pele.

Caso você tenha veículo próprio, não se esqueça de proteger os vidros do carro. Utilize películas apropriadas – algumas podem proteger mais de 90% dos raios UV. Aposte em roupas e acessórios com proteção solar. Priorize roupas leves, mas de manga longa, quando houver muita exposição ao sol. Além disso, sempre leve a criança para brincar com chapéu ou boné. Atualmente há marcas específicas de roupas e acessórios com proteção UV, como a UV Line e a Extreme UV.

Maiô com proteção solar da UVLine

Conscientização

As crianças precisam saber a importância de cuidar da pele, o nosso maior órgão. Por isso, é fundamental que os pais incentivem e repassem as informações de forma lúdica. Uma iniciativa muito interessante foi lançada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Foi criado um desenho para colorir que auxilia no entendimento das crianças. Para baixar o material, clique aqui.  Há também, em parceria com a Turma da Mônica, um gibi todinho dedicado à proteção da pele. Lindo demais, não é? Cuide da saúde da pele dos seus pequenos!

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email