Cuidados com cabelos cacheados + Low Poo e No Poo

Assumir os cabelos cacheados está na moda! Ainda bem! Além de lindos, eles trazem muita personalidade. Muita gente não sabe, mas cabelo também é assunto para dermatologista. Os dermatologistas especialistas em fios são chamados de Tricologistas. Eu não tenho este foco, mas também me interesso pelo assunto. Por isso, trouxe este tema hoje no blog. E, além disso, convidei minha grande amiga Raquel Lima, cacheada e estudiosa do tema, para contribuir aqui.

Cabelos Cacheados

Não é só questão de moda. Assumir os cachos naturais é estilo de vida e de identidade. Porém, o que toda cacheada/crespa já se perguntou ao assumir/reassumir os cachos é: e agora, como cuidar da cabeleira?

Antes de mais nada, é preciso entender as características do cabelo e o motivo da necessidade de cuidados especiais: a curvatura impede que a oleosidade da raiz chegue às pontas, tornando o cabelo mais propenso ao ressecamento. Além disso, o cabelo crespo apresenta uma fragilidade maior que os outros tipos de fio e, portanto, necessita atenção especial ao ser manuseado, penteado e desembaraçado.

Então, no processo inicial de cuidado dos cabelos cacheados/crespos, é importante descobrir qual o seu tipo de cabelo, com base na curvatura do cacho, classificando o cabelo em tipo 2, 3 ou 4 ou então ondulado, cacheado e crespo. Abaixo, temos uma imagem muito explicativa, que vai ajudar você a identificar:

Cada tipo de fio pede cuidados específicos, como composição dos shampoos e condicionadores, maior necessidade de hidratação/nutrição ou reconstrução e característica do melhor finalizador.

 

Conhecendo o tipo de cabelo, é hora de testar produtos que se encaixam mais com o seu estilo: você é do #TimeDefinição ou do #TimeVolumão? Ou, quem sabe, dos dois? Produtos em creme ou em gel para a finalização podem ajudar a chegar ao efeito mais desejado!

 

Agora, já sabendo que os cachos são mais frágeis e que neles a oleosidade natural benéfica dos cabelos tem mais dificuldade em chegar às pontas, entramos num assunto muito comum entre a turma dos cachos: low poo e no poo.

 

Low poo e no poo

Low Poo e No Poo são técnicas muito interessantes criadas por uma cabeleireira inglesa e cacheada chamada Lorraine Massey, autora do livro O Manual da Garota Cacheada (Editora BestSeller). Ela começou a estudar sobre o tema e percebeu que os shampoos tradicionais não são tão mocinhos assim. Esses produtos contém sulfatos, agentes de limpeza muito potentes, que estão presentes também nos detergentes de louça. Essas substâncias são poderosas para remover gorduras e, por isso, retiram dos nossos fios as gorduras naturais e saudáveis, importantes para a saúde e a hidratação.

Com isso em mente, Lorraine experimentou ficar um tempo sem o produto. Lavava sua cabeça apenas com spray de lavanda, passava condicionador diluído no cabelo e esfregava. Resultado: cachos lindos. Diante disso, ela foi precursora de um movimento, que traz duas técnicas: No poo significa sem shampoo e Low poo significa pouco shampoo, que permite o uso do produto desde que não contenha sulfatos.

Estas técnicas hoje são difundidas em todo o mundo, utilizadas até mesmo por pessoas com cabelos lisos. Há diversos produtos da linha No poo e Low poo, mas é preciso cuidados especiais. Já que a limpeza não vai ser tão potente, é preciso ter atenção com  condicionadores, máscaras de tratamento, cremes de pentear, leave-ins… os produtos que você utiliza no cabelo precisam ser compatíveis com este novo estilo de cuidado.

Ou seja, a proposta é quebrar um ciclo vicioso, parando de usar produtos que só encapam e se acumulam nos fios, e também shampoos com fortes agentes de limpeza. No lugar, usa-se outros métodos, como a lavagem com condicionador, também chamada de Co-wash, utilizando produtos que têm ativos de limpeza mais suaves, ou shampoos sem sulfatos.

O resultado é um cabelo menos agredido, com uma rotina que busca a reparação real, ao invés de tratamentos que só maquiam os fios. Para saber mais, vale ler o material produzido pela Dermabox, que serviu de referência para este artigo aqui.

 

Ficou interessada em cuidar mais dos cabelos e gostaria e precisa de orientação? Ligue e faça seu agendamento com a Dra Fairuz.

(51) 3414.2770 – 3307.2770 – 98692.6697
Rua Mariante, 180 – Sala 304
Bairro Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS
Atendimento de segunda a sábado, convênios e particular

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email