Cuidados com a pele na gravidez

A gestação é um período muito especial para a mulher. São nove meses mágicos, em que uma nova vida está se formando. Devido à mudança de rotina e também a todas as alterações hormonais que ocorrem nos seu organismo, a pele das futuras mamães precisa de cuidados especiais. No texto de hoje, esse é o nosso foco.

Produtos que devem ser evitados

Na gestação, há produtos que não devem ser usados. Isso acontece porque alguns ativos, como o ácido retinóico e a cânfora, podem causar danos para a mãe e para o feto, e também porque algumas composições não foram testadas em gestantes e não podem ser consideradas seguras.  Por isso, é importante que a mulher, assim que descobre a gravidez, agende uma consulta com seu dermatologista. A dica é levar para o consultório todos os produtos que está usando no momento, para ver o que é adequado para essa fase e o que deve ser substituído por versões mais leves.

Estrias

Como o corpo passa por muitas mudanças, com inchaço e distensão de algumas regiões, entre elas quadril, barriga, seios e pernas, há o risco do surgimento das temidas estrias na pele. As estrias são marcas formadas quando há rupturas nas fibras da pele, difíceis de serem removidas. A boa notícia é que elas podem ser prevenidas. Isso deve ser feito com uma rotina de hidratação, com produtos adequados e de qualidade.

Aplique produtos indicados pelo dermatologista para sua pele e mantenha uma rotina. A hidratação fortalece a barreira protetora da pele e melhora a qualidade das fibras de colágeno, prevenindo o surgimento de marcas e também de flacidez.

O controle do peso, o cuidado com a alimentação e a ingestão de água também são bons aliados na proteção da pele. Fique atento, pois a beleza vem de dentro para fora. Além disso, vale aproveitar outros procedimentos, como a drenagem linfática para reduzir e evitar edemas.

Melasma

É muito comum o aparecimento de Melasma no rosto de gestantes. Devido às alterações hormonais do período, há um estímulo para as células produtoras de melanina aumentarem o pigmento em certas regiões. Essas oscilações dos hormônios femininos levam as gestantes a enfrentam escurecimento de outras partes do corpo também, como os mamilos.

A forma de prevenção das manchas e do agravamento do melasma é a proteção solar. A futura mamãe não pode deixar de usar o filtro solar no rosto e também no corpo, além de evitar exposição excessiva ao sol, principalmente entre 10h e 16h. Barreiras físicas, como chapéus, óculos de sol e roupas com proteção UV também são boas aliadas.

Alguns cremes clareadores, que não apresentam contra-indicações para gestantes, podem ser receitados pelo Dermatologista para remediar os efeitos do melasma e também de olheiras.

 

Procedimentos dermatológicos na gravidez

Em geral, os procedimentos não são recomendados para o período gestacional. De acordo com as características da paciente, o médico pode indicar algum produto de uso mais leve, que possa oferecer um efeito preventivo para os danos à pele sem prejudicar a saúde da mãe e do bebê. Além daqueles procedimentos como a radiofrequência, que pelas ondas eletromagnéticas devem ser evitados, há tratamentos que não possuem testes eficazes para atestar sua segurança na gestação.

 

Depois do parto, há diversos procedimentos que podem ser realizados, mesmo durante a amamentação. Procure seu dermatologista para identificar o melhor plano de tratamentos e cuidados para você.

 

Quer fazer uma avaliação e identificar os melhores cuidados para você? Ligue e faça seu agendamento com a Dra Fairuz.

 

(51) 3414.2770 – 3307.2770 – 98692.6697
Rua Mariante, 180 – Sala 304
Bairro Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS
Atendimento de segunda a sábado, convênios e particular.

 

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email