Rosácea: sintomas e tratamentos

 

A Rosácea é um problema que afeta muitas pessoas. Acomete, principalmente,  mulheres, entre 30 e 50 anos. É desagradável e causa alguns transtornos. A parte positiva é que, com o acompanhamento adequado, há formas de evitar seu aparecimento e tratamentos para remediar os efeitos.

Rosácea: o que é

A rosácea é uma doença inflamatória crônica. Trata-se de uma alteração vasomotora da pele que leva ao surgimento de lesões semelhantes a espinhas. O problema deixa a tez com textura mais áspera e avermelhada na região central da face principalmente. Atinge bochechas, nariz, testa e queixo.

Conforme estudos, a doença atinge de 1,5% a 10% da população, principalmente mulheres. Os homens são afetados em menor proporção, mas podem apresentar maior gravidade. A condição é mais comum entre brancos, em especial, em descendentes europeus.

A causa da Rosácea ainda não é definida, mas sabe-se que há uma predisposição genética, além de influência de fatores psicológicos e climáticos. Há diferentes tipos da doença, que se manifestam de formas distintas. O diagnóstico correto é fundamental para a eficiência do tratamento.

 

Sintomas da Rosácea

A pele das pessoas com Rosácea é, normalmente, mais sensível e seca. Também costuma ser irritável e apresenta reações a alguns produtos cosméticos. A tez fica vermelha e com lesões que se assemelham a espinhas. Os sintomas podem se estender também para os olhos, com características como sensibilidade e inflamação.

Quem tem Rosácea apresenta surtos quando há exposição a algum fator de irritação, como exposição solar, calor, alimentos condimentados e álcool. Esses episódios podem se tornar mais frequentes e até mesmo permanentes, mas há muitas variações de paciente a paciente.

 

Como prevenir

A Rosácea é uma doença crônica. Ou seja, não há cura. O que pode ser feito é o acompanhamento para identificar as características do problema e tratar as crises. Um método muito efetivo é um diário de pioras, indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O paciente escreve as datas e o estado da sua doença, relacionando com suas atividades, alimentação, estresse e outros fatores. Depois, esse diário é apresentado ao Dermatologista para que, juntos, possam entender melhor a doença.

 

Tratamentos

Há diferentes formas do tratamento, que podem variar de acordo com o tipo da doença e com seu estágio. Por isso, é fundamental buscar auxílio médico o mais cedo possível. O primeiro passo é afastar os fatores agravantes da Rosácea. Além disso, os cuidados básicos são essenciais: proteção solar e higienização com produtos adequados, que inclui sabonetes e antimicrobianos.

Podem ser ministrados também medicamentos por via oral, cremes com ativos calmantes, além de laser e luz pulsada para suavizar a aparência da doença. Para disfarçar, é possível fazer uso de maquiagens corretivas.

Fonte consultada: Site da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Quer fazer uma avaliação médica? Ligue e faça seu agendamento com a Dra Fairuz.
(51) 3414.2770 – 3307.2770 – 98692.6697
Rua Mariante, 180 – Sala 304
Bairro Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS
Atendimento de segunda a sábado, convênios e particular.

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email