Dieta Anti-Rugas

A pele é um órgão do corpo, que sofre os efeitos de todos os nossos hábitos e de todas as nossas ações. Por isso, para manter uma pele bonita e jovem, é essencial ter uma vida saudável. Isso quer dizer que, além de usar filtro solar, visitar a Dermato com frequência e realizar os protocolos indicados, você precisa cuidar da sua saúde. Afinal, a beleza vem de dentro para fora.

Uma das questões que afeta a qualidade da pele é a alimentação. Muitas reconhecem que, após uma comilança, as espinhas já dão o ar da graça e os poros ficam mais dilatados. Não é à toa. Somos seres sistêmicos e o que ingerimos afeta muito nosso organismo como um todo – inclusive a cútis.

O estudo sobre os alimentos evoluiu muito! A cada dia vemos novas pesquisas sobre os benefícios de determinados ingredientes para o nosso organismo e também para a nossa beleza. Recentemente, tive acesso à Dieta Anti-Rugas, da Dra. Zoe Draelos, apresentada no Meeting da Academia Americana. 

Zoe, Dermatologista da Carolina do Norte, defende que os antioxidantes presentes nos alimentos são essenciais para combater um processo de envelhecimento chamado de “inflammaging”, em que os radicais livres,  moléculas instáveis que aceleram o envelhecimento cutâneo, também desencadeiam uma reação inflamatória, prejudicial à pele. Os antioxidantes combatem esses radicais livres, que degradam o colágeno e a elastina, piorando os efeitos que nós detestamos, como rugas, sulcos e flacidez.

Que alimentos priorizar

Entre os alimentos que a Dra indica, estão:

  • Azeite de oliva
  • Vegetais (verduras e legumes)
  • Abacate
  • Ameixa
  • Maçãs
  • Cebola e alho
  • Berinjela
  • Berries

 

Que alimentos evitar

Já a lista de alimentos que devem ser evitados inclui:

  • Manteiga
  • Margarina
  • Leite integral
  • Laticínios adoçados
  • Carne vermelha
  • Embutidos
  • Açúcar e doces
  • Refrigerantes
  • Batatas

 

Entre outras dicas, montar um prato colorido é fundamental! As tonalidades dos vegetais e frutas indicam a presença de antioxidantes e vitaminas variados. Assim, quanto mais colorido, mais nutrientes você terá! Escapar das gorduras e dos açúcares também é importante para retardar os efeitos do envelhecimento. É comprovado que quem tem altos níveis de glicose no sangue envelhece mais, já que o açúcar impede o correto funcionamento das proteínas, como o colágeno.

Não se esqueça de que os cuidados com a saúde devem começar desde cedo. Ser um idoso bem disposto e com a pele linda depende de ser um jovem saudável e ativo.

Venha ao consultório e vamos descobrir os tratamentos e cuidados ideais para sua pele! Ligue e faça seu agendamento com a Dra Fairuz.
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