Radiofrequência Pulsada com Multiagulhas para rejuvenescer as pálpebras

O envelhecimento na região periorbital (ao redor dos olhos) é uma das queixas mais comuns em consultório. Esse tipo de efeito do tempo traz incômodos, pois confere à face um aspecto cansado e envelhecido. Conheça neste texto um pouco mais sobre o problema e também uma opção de tratamento muito bem empregada.

 

Envelhecimento das pálpebras

A tez ao redor dos olhos é muito fina e sensível. Enquanto a pele que recobre nosso corpo tem em média 2mm de espessura, a das pálpebras tem cerca de 0,4mm de espessura. Isso faz com que as fibras de colágeno e de elastina, as proteínas que dão sustentação e elasticidade aos nossos tecidos, sejam mais finas e frágeis. Dessa forma, a região periorbital é a primeira a apresentar os sinais do envelhecimento cutâneo, agravados pela absorção óssea natural e pela perda de sustentação, que faz com que as bolsas de gordura na face se tornem mais proeminentes com o passar dos anos.

Diante destas características, é comum observarmos em pacientes a incidência de rugas, de flacidez, de pigmentação excessiva e também da evidenciação de bolsas de gordura formadas nas pálpebras inferiores. Para tratar pacientes sem indicação de cirurgia, há algumas opções de protocolos que podemos realizar no próprio consultório. Entre as opções, temos o preenchimento com ácido hialurônico, a aplicação da toxina botulínica e a utilização de lasers. Porém, em muitos casos, essas alternativas apresentam limitações, seja pela flacidez, pela incidência de rugas estáticas ou pelas sobras de pele. Nesses casos, uma das técnicas mais bem empregadas é a Radiofrequência Pulsada com Multiagulhas.

 

Como é feita a Radiofrequência Pulsada com Multiagulhas.

Após uma assepsia e anestesia local, a Dermatologista utiliza uma ponteira com pequenas agulhas para perfazer linhas paralelas de dano controlado à pele. Essas ponteiras são conectadas a um aparelho de radioeletrocirurgia, que utiliza radiação eletromagnética para gerar calor e chegar até os tecidos mais profundos, sem remover toda a superfície.  As agulhas atingem a derme e promovem a contração e a renovação do colágeno e da elastina, por meio de estimulação dos fibroblastos, células que sintetizam essas proteínas. Além do efeito produzido na derme, novas células migram para a epiderme modificando também a superfície da pele, o que acarreta em melhora da firmeza, cor e flacidez.

 

 

Importante: o procedimento deve ser feito por orientação médica. A técnica é contraindicada para pacientes com distúrbio da coagulação, alterações da cicatrização ou infecção cutânea no local do tratamento. Gestantes também não são aconselhadas a realizar o procedimento.

Pós-Procedimento

Após o procedimento, o paciente recebe curativo com gaze e micropore fechado, que deve isolar o local até as primeiras 24h. A pessoa também deve utilizar bálsamo regenerador 2x ao dia durante 5 a 7 dias. Além disso, é essencial evitar exposição solar por 30 dias e sempre usar filtro solar com alta proteção. São esperados hematomas e inchaços, que desaparecem no intervalo de até duas semanas. 

O procedimento é realizado sob anestesia local, sendo indolor.

Resultados

Os resultados obtidos tendem a ser duradouros e podem ser observados a partir de 30 dias, sendo que o incremento de colágeno continua até 3 meses depois do procedimento. Caso seja de desejo do paciente, uma segunda sessão pode ser realizada para se obter uma melhora adicional

Outras indicações

Além da região das pálpebras, a Radiofrequência Pulsada com Multiagulhas é bem empregada para rejuvenescimento de lóbulos de orelhas, para cicatrizes de acne e também para cicatrizes traumáticas. 

Referência:
Artigo Radiofrequência pulsada com multiagulhas: uma proposta terapêutica em rugas, flacidez e pigmentação periorbital, do Dr. Emerson de Andrade Lima.

Venha até o consultório e vamos avaliar o tratamento ideal para o seu caso!

Tratamento para Pálpebras em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email