Acne: o que é e como tratar

A acne é uma condição muito comum, principalmente nas peles mais jovens. Apesar de ser normal, é um problema estético que pode causar danos emocionais, como queda na autoestima e traumas. A boa notícia é que temos ótimas opções de tratamentos para a condição. Veja neste post o que é a acne, como ela se forma e como é possível reverter o quadro.

O que é a Acne

A acne é uma doença de pele, gerada quando as glândulas sebáceas e os folículos pilossebáceos, presentes na base dos pelos, infeccionam ou inflamam. A produção de sebo e de queratina em excesso obstrui o poro do folículo, gerando cravos, espinhas, cistos, nódulos e cicatrizes.
Há diferença entre cada uma destas lesões. Os chamados cravos pretos, ou comedões, ocorrem quando o poro do folículo fica obstruído, mas está dilatado. Em contato com o ar, a queratina, o sebo e as células oxidam. Juntamente com resquícios de sujeira e de maquiagem, isso dá a aparência escura para o cravo. Os cravos brancos ocorrem pelo mesmo processo, mas o folículo piloso não está dilatado, fazendo com que a pele cubra a lesão. As espinhas, ou pústulas, ocorrem quando há uma inflamação ou infecção desses comedões, formando lesões avermelhadas e, às vezes com presença de pus. Em alguns casos, as espinhas podem ser dolorosas e, em casos mais graves de acne, há a presença de cisto, elevações cheias de líquido.

Esta condição acontece principalmente por influência dos hormônios sexuais, que começam a ser produzidos em maior quantidade na puberdade, fase da vida em que há maior incidência de acne. São os hormônios andrógenos e estrógenos. O quadro pode ser agravado por situações de estresse ou no período menstrual. Outros hábitos, como uso de medicamentos contendo corticoides, exposição exagerada ao sol, falta de higiene adequada da pele, contato com produtos gordurosos ou passar muitas vezes a mão no rosto podem piorar também a acne. 

A acne aparece com maior freqüência na face, peito e costas, onde o número de glândulas sebáceas é maior.

Importante lembrar que não é recomendado mexer nas lesões da acne. O procedimento correto para limpeza da pele inclui higiene adequada, amolecimento da lesão e dilatação do poro. Com esses processos, é possível retirar completamente a secreção. Do contrário, pode ser que fiquem fragmentos sob a pele, podendo gerar infecções, inflamações, manchas ou cicatrizes. Busque sempre auxílio profissional. 

Os graus de Acne

São identificados quatro graus de acne. Veja abaixo a definição divulgada pelo Ministério da Saúde:

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).
Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
Acne Grau IV: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes irregulares resultando em deformidade da área afetada (acne conglobata).

 

Como tratar a Acne:

A acne pode ser tratada de várias maneiras, de acordo com seu grau de intensidade e com as características do paciente. 

Medicamentos via oral

Uma opção são os tratamentos por meio de medicamentos via oral. Um dos mais populares é o Roacutan (Isotretinoína), um medicamento potente que, se administrado da forma correta, com acompanhamento médico, apresenta excelentes resultados na redução da oleosidade da pele, efeito que permanece mesmo após o fim do tratamento na maioria dos casos. Este tratamento é reservado para acne em estágios mais graves

 

Peelings

O peeling remove as camadas externas da pele, promovendo renovação. O processo melhora cicatrizes, rugas, acne, manchas e outras características.

 

Dermocosméticos adequados

Muitas vezes, quem tem pele oleosa acha que não é necessário hidratar a pele. Isso é um erro. A pele oleosa e acneica também precisa de cuidados, mas com os produtos certos. A rotina correta de higiene e hidratação alivia muito a acne. 

 

Limpeza de pele

A limpeza de pele, com extração de cravos, punção ou drenagem de pústulas, nódulos e pseudocistos, também é muito bem vinda, mas sempre com acompanhamento profissional para não agravar ainda mais o quadro.

 

Ácidos

Os ácidos também são bem empregados em casos de acne. Sua correta aplicação desobstrui os poros e controla a oleosidade da pele, melhorando muito a doença. De acordo com a intensidade, eles pode ser ministrados em casa, com as devidas orientações e os cuidados indicados pela Dermatologista.

 

Fiz um post completo sobre cicatrizes de acne e os melhores procedimentos para tratar o problema neste post do blog.

 

Você sofre com acne? Passe no consultório e vamos descobrir o melhor tratamento para o seu caso!

Dermatologista em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

 

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email