Banco de Colágeno: o que é e como fazer

O Colágeno é uma substância muito importante para a qualidade da nossa pele, pois é responsável por conferir firmeza à nossa tez. A proteína é sintetizada pelos fibroblastos, células do tecido conjuntivo, que também produzem a elastina, proteína que dá elasticidade à pele. Porém, após os 30 anos de idade, a produção dessas substâncias cai drasticamente.

Como efeito da queda nos índices de colágeno, vemos o aparecimento de rugas e de flacidez, além do enfraquecimento de unhas e cabelos. São comuns no consultório os tratamentos que buscam reverter esses sinais. Porém, a nova tendência é prevenir o aparecimento desses problemas estéticos. Isso é feito por meio da criação de bancos de colágeno.

O que são os bancos de colágeno

Bancos de Colágeno funcionam como uma espécie de reserva dessa proteína, feita quando os fibroblastos ainda estão ativos, evitando e retardando o aparecimento de problemas estéticos.

Como formar o banco de colágeno

Há diversas formas de estimular a produção do colágeno, mas a minha preferida é por meio da aplicação de bioestimuladores de colágeno. São dois os principais, que podem ser combinados com outras tecnologias disponíveis no consultório:

Radiesse®

É um bioestimulador cutâneo injetável; um gel composto de hidroxiapatita de cálcio, substância biocompatível, absorvível pelo organismo, que tem fosfato e cálcio na sua formulação. A aplicação de Radiesse® promove um processo inflamatório controlado na pele. Ao mesmo tempo em que a substância é absorvida, ela atrai também células de defesa, que vão estimular a produção de novo colágeno por parte dos fibroblastos, além de devolver volume à pele.

Sculptra®

É composto de ácido poli-L-láctico, um produto que também é biocompatível e biodegradável no organismo. Por meio de pequenas injeções do bioestimulador na região desejada, o nosso próprio corpo inicia um processo de produção de colágeno.

A formação de banco de colágeno é indicada para pacientes mais jovens, mas em pacientes que já apresentam os sinais da idade na pele o procedimento também apresenta resultados muito satisfatórios. O que varia em cada caso é o número de sessões necessárias para alcançar o objetivo.

Além disso, após a realização do tratamento é necessário reforçar hábitos saudáveis para evitar que o envelhecimento da pele chegue antes do que gostaríamos. Entre os cuidados, estão evitar o excesso de sol, que destrói a estrutura do colágeno na pele; a realização regular de atividades físicas, e uma alimentação regulada, com baixa ingestão de açúcares e de gorduras. Lembre-se: a saúde vem de dentro para fora!

O procedimento só não é indicado em casos de pessoas com infecções de pele, gestante ou pacientes com doenças autoimunes. Consulte o seu Dermatologista e saiba mais sobre o procedimento.

Estou à disposição para receber você em meu consultório:

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

 

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email