Os Perigos do Formol

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou um guia com alertas e cuidados com o formol. Selecionei algumas partes interessantes para dividir com vocês.

O que é o formol

O formol é um produto químico muito utilizado para procedimentos estéticos capilares, como alisamento de cabelos. Porém, também apresenta muitos riscos a saúde devido a sua alta toxicidade. Além disso, a substância já consta como um agente cancerígeno mapeado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Com a difusão das informações sobre os riscos do formol, os procedimentos começaram a receber outros nomes, como escovas inteligente, marroquina, egípcia, de chocolate, selagem, “botox” capilar, entre outras. Apesar de controverso, o formol ainda é muito utilizado porque é de fácil aplicação.

A concentração da substância liberada pela Anvisa em procedimentos capilares é de 0,2%, um percentual pequeno, que serve principalmente para evitar o acúmulo de bactérias e conservar os produtos, mas não tem alto potencial de alisamento. Por isso, em muitos casos, profissionais violam a fórmula original do procedimento e adicionam mais formol do que a quantidade liberada pelos órgãos reguladores. Uma forma de perceber a alteração é analisar o odor. Cheiro forte é uma das características do produto.

Se você realizou recentemente um procedimento de alisamento ou se expôs ao formol, fique atenta aos sinais de contaminação. Veja a descrição da SBD:

Contato com a pele – causa irritação, com descamação, vermelhidão, dor e queimaduras. • Contato com os olhos – causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimejamento e visão embaçada. Altas concentrações podem causar danos irreversíveis.
Inalação – pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, dor de cabeça, enjoo, falta de ar (diminuição da frequência respiratória), irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Pode ser fatal em altas concentrações.
Exposição crônica – o contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilidade da visão e aumento do fígado. Ainda pode levar ao câncer no aparelho respiratório e leucemia.
No caso de alisamento com formol, dependendo da concentração, pode ainda causar quebra e queda de cabelos.

Como se prevenir à contaminação por formol

Faça processo de alisamento em salões que você conhece e confia. Além disso, sempre leia o rótulo antes de aplicar um produto ou autorizar seu uso. Outra boa dica é conferir o registro do produto na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Siga as instruções de uso, advertências e recomendações do fabricante.

Contaminação por formol é coisa séria! Nenhum procedimento estético vale a nossa saúde, certo?

 

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email