K-Beauty: o ritual de beleza coreano

A rotina de beleza coreana, conhecida como K-Beauty, vem ganhando relevância nos últimos anos. Cada vez mais, nós brasileiras estamos interessadas nos hábitos de skincare asiáticos. Não é para menos! As coreanas têm passos bem definidos de cuidados com a pele, que também estimulam o bem-estar.

Os cuidados com a pele das coreanas podem ser resumidos em 10 passos, que foram aqui adaptados da postagem da querida dra. Tatiane Watanabe, que fala muito sobre K-Beauty:

10 passos do K-Beauty

  1. Limpar e remover a maquiagem com óleo de limpeza;
  2. Limpar a pele com produto à base de água;
  3. Esfoliar (não diariamente);
  4. Tonificar;
  5. Essência (um estilo de sérum, mais fluido);
  6. Sérum;
  7. Máscara (também não diariamente);
  8. Hidratar a área dos olhos;
  9. Hidratar;
  10. E protetor solar!

 

Alguns pontos importantes, sobre cada um dos passos:

1 – Limpeza da pele com óleo de limpeza

O óleo de limpeza é um produto que facilita muito a remoção de maquiagens de longa duração, dando a impressão de que a maquiagem “derrete”. Porém, aqui no Brasil muitas brasileiras têm a pele mais oleosa, por isso a utilização desse produto não é muito recomendada. Ele pode ser substituído por um outro produto de limpeza, como a água micelar por exemplo.

 

2 – Limpeza da pele com produto à base de água

Essa etapa é de suma importância. Lembre-se sempre de usar um sabonete específico para seu rosto, indicado para o seu tipo de pele. Seja delicada na limpeza da sua face, esfregando com cuidado.

 

3 – Esfoliação

A esfoliação é um hábito muito bom para a pele, pois remove células mortas, abre os poros e deixa a pele muito macia. Porém, não deve ser feita diariamente. Por ser um procedimento mais agressivo e deixar a pele mais vulnerável, é indicado realizar até 2x na semana.

 

4 – Tônico

O tônico tem o objetivo de equilibrar o ph da pele. É mais indicado para pessoas que têm a pele oleosa. Nem sempre ele vai ser necessário na sua rotina de skincare, por isso converse com sua Dermatologista.

 

5 – Máscara facial

A máscara facial é um dos momentos mais esperados para quem faz a K-Beauty. É aí que entra toda a criatividade. São muitos produtos com várias funcionalidades diferentes. Esse hábito está liberado, mas deve ser feito 1x por semana, de acordo com a necessidade da sua pele. 

 

6 – Essência 

Esse é o produto que mais diferencia a rotina de beleza coreana de outros protocolos de skincare. Isso porque não temos produtos semelhantes na indústria brasileira. A essência é como um sérum mais fluido, que prepara a pele para a hidratação. Porém, ele pode ser substituído por outros produtos, como o sérum em si.

 

7 – Sérum

O sérum é fundamental em uma rotina completa de skincare. Ele pode vir acompanhado de vários ativos de tratamentos, como antioxidantes, ativos anti-idade, clareadores etc.

 

8 – Hidratante para a área dos olhos

Já vimos aqui no blog que a pele da região dos olhos é a mais fina de todo o corpo. Por isso, ela deve receber tratamento especial.

 

9 – Hidratação para o rosto

A hidratação do rosto, do colo e do pescoço também é uma etapa importante! Indispensável em qualquer rotina de skincare.

 

10 – Protetor solar

Por fim, mas nunca menos importante, nosso tão amado filtro solar. Sempre finalize a rotina pela manhã com o filtro adequado para o seu tipo de pele. Não se esqueça de reaplicar ao longo do dia.

 

Esteja atenta aos produtos para que sejam compatíveis com eventuais tratamentos que você esteja fazendo, como peeling por exemplo. A estação do ano também pode exigir adaptações.

Já podemos encontrar vários produtos muito fofos de K-Beauty aqui no Brasil. O ponto positivo é que a tendência dá um incentivo a mais para o skincare. Ainda assim, não é preciso todos esses passos e produtos para ter uma pele bonita e saudável. O mais importante é que você adote uma rotina de cuidados possível, que seja compatível com o seu dia a dia. 

Converse com sua Dermatologista. Juntas vocês vão montar uma rotina de skincare que cabe na sua rotina e que vai deixar sua tez muito mais saudável!

Dermatologista em Porto Alegre

(51) 3414.2770 – 3307.2770 – 98692.6697
Rua Mariante, 180 – Sala 304
Bairro Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS
Atendimento de segunda a sábado, convênios e particular.

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email