Impactos da menopausa na pele

A menopausa é um período de transformações para a mulher. Há várias mudanças ocorrendo no corpo, principalmente alterações hormonais. Com a queda no nível de estrogênio, há menos estímulo para a renovação celular, fazendo com que a pele fique mais fina e sensível. Além disso, os fibroblastos, células produtoras de colágeno e de elastina, deixam de ser tão produtivas com o passar dos anos, reduzindo a quantidade e a qualidade dessas moléculas que são essenciais para a sustentação, volume e viço da pele. Dessa forma, com a menopausa, a pele tende a ficar mais ressecada, mais sensível, sem elasticidade e com manchas.

O aumento no índice de testosterona pode ainda trazer outra característica para a pele: a oleosidade e o excesso de pelos. A perda do índice de colágeno e a qualidade da pele dependem também dos hábitos da mulher. Quem tem histórico de tabagismo, sedentarismo e consumo de álcool geralmente tem maior incidência de radicais livres e sinais mais evidenciados de envelhecimento.

 

Veja aqui algumas indicações de cuidados com a pele na menopausa:

Mantenha sua rotina de visitas à Dermato

Assim como outras especialidades médicas, a visita à Dermatologista deve ser regular. Além dos cuidados estéticos, há os cuidados preventivos de doenças cutâneas e também do câncer de pele.

Proteja-se do sol

Importante lembrar que o dano solar é cumulativo. Ou seja, os efeitos que a sua pele sofreu com a exposição ao longo de toda a vida permanecem marcados na tez. Dessa forma, na menopausa vemos um grande índice de manchas e marcas na pele, além de lesões pré-malignas e do câncer de pele. Por isso, o cuidado com a exposição solar deve ser ainda maior nessa fase da vida.

Uso de produtos adequados para a sua pele

A Dermatologista vai indicar produtos específicos para a pele durante este período da vida. O uso de hidratantes e cremes com função anti-aging pode reduzir e prevenir os efeitos do tempo na pele. É importante seguir as indicações e manter o skincare em dia.

Alimentação balanceada

Os reflexos da má alimentação aparecem ainda mais na pele durante a menopausa. Dessa forma, invista na ingestão de água e de alimentos com potencial antioxidante. Uma alimentação balanceada e sem excessos vai favorecer a atuação do metabolismo e auxiliar na saúde de forma global.

O envelhecimento e a menopausa são efeitos naturais da passagem do tempo. Porém, isso não quer dizer que você precisa perder seus traços naturais. Mantenha o acompanhamento constante com a Dermatologista, faça os protocolos indicados e mantenha os cuidados com a pele.

 

Para descobrir os cuidados ideais para a sua pele, entre em contato e agenda uma consulta com a Dra. Fairuz:

Dermatologista em Porto Alegre

Clínica Dra. Juliana Fonte
Rua Mariante, 180 – Sala 304 – Porto Alegre
(51) 3414.2770 – 3307.2770 – 98692.6697

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email