Os efeitos da bebida alcoólica na pele

A bebida alcoólica tem diversas substâncias que promovem efeitos em todo o corpo, inclusive na pele. A longo prazo, o consumo em excesso traz consequências como o aumento na oxidação das células e o incremento na produção de radicais livres, moléculas instáveis que aceleram o envelhecimento celular. Neste post, vamos entender como a bebida age na pele e como reduzir esses efeitos.

Bebida alcoólica é prejudicial para a pele?

Um dos principais malefícios do álcool para o organismo é a desidratação. Quando ingerimos álcool, há uma demanda de água no processo de metabolização do álcool etílico. Para sintetizar cada molécula de álcool, são necessárias nove moléculas de água. Quando a célula não dispõe de água o suficiente, acaba pegando de outros tecidos, inclusive da pele, gerando ressecamento e reduzindo o viço.

O efeito diurético das bebidas aumenta ainda mais a desidratação. Além disso, a bebida estimula um processo inflamatório no nosso organismo, gerando inchaço, refletido principalmente na pele. 

Outra característica do álcool é sua propriedade vasodilatadora. É por isso que, muitas vezes, ficamos com o rosto vermelho após beber. Esse efeito também acentua a aparência da rosácea e do melasma. Da mesma forma, há um estímulo à oxidação da pele, além da produção de radicais livres. O álcool também gera uma alteração no microbioma da pele, podendo desencadear alergias e piorar eczemas.

Importante lembrar que não é necessário eliminar a bebida para evitar seus malefícios. O segredo é manter o equilíbrio e consumir álcool com moderação. Entre as bebidas, o ideal é priorizar aquelas com menos açúcar, como vodka ou gim.

Para evitar os efeitos, a dica principal é manter a hidratação. Intercale a ingestão de água com a ingestão de bebida alcoólica, para evitar a desidratação. O uso de água termal também é um excelente recurso para evitar o ressecamento da tez.

Quer montar um protocolo de cuidados personalizado para sua pele? Agende uma consulta com a Dra. Fairuz:

Dermatologista em Porto Alegre

Clínica Dra. Juliana Fonte
Rua Mariante, 180 – Sala 304 – Porto Alegre
(51) 3414.2770 – 3307.2770 – 98692.6697

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

 

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email