Dicas para evitar o Melasma no Verão

Com a chegada do Verão, a exposição ao sol aumenta e, consequentemente, a pigmentação do melasma. Essa doença é uma desordem da pigmentação, que gera o aparecimento de manchas mais escuras na pele por depósito de melanina.

A principal região de ocorrência do Melasma é a face, nas maçãs do rosto, testa, nariz e buço. Porém, a doença pode também afetar regiões extra-faciais como braços, pescoço e colo.

O Melasma é uma condição crônica. Não tem cura, mas pode ser prevenido e controlado. Selecionei aqui hoje algumas dicas importantes para as mulheres neste período pré-verão:

 

Filtro solar sempre!

O uso de filtro solar, de preferência com pigmento e amplo espectro de proteção (FPS pelo menos 50) é fundamental. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é adotar filtros que tenham proteções contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB).

Vale lembrar que é importante evitar a exposição solar principalmente em momentos em que a radiação solar está mais forte, como das 10h às 16h, mesmo antes da chegada do verão.

 

Acessórios imprescindíveis

Além do filtro solar, quem sofre com melasma também deve adotar roupas e acessórios com proteção UV, como chapéus, viseiras, óculos escuros e guarda-sóis. 

 

Fotoprotetores orais

Os fotoprotetores orais também são excelentes aliados. Eles funcionam como agentes antioxidantes e antiinflamatórios, modificando o dano causado pela radiação ultravioleta na nossa pele. Diversos estudos sugerem que eles sejam bons aliados na prevenção do fotoenvelhecimento e de doenças relacionadas à exposição solar, como Melasma e Câncer de pele. Eles não substituem o uso do filtro solar, mas auxiliam na reparação do dano que o sol causa na pele.

 

Atenção à alimentação

A alimentação também pode ser uma grande aliada! Além de beber muita água, dê preferência para a ingestão de vegetais, verduras e frutas com betacaroteno e licopeno, antioxidantes que protegem a pele.

 

Tratamentos e skincare

No verão, não é indicada a realização de peelings e utilização de ácidos na pele. Por isso, converse com sua Dermato para avaliar os melhores tratamentos e procedimentos que podem ser realizados antes da estação mais quente do ano. Siga o protocolo com rigor e mantenha os cuidados de skincare o ano inteiro.

 

Converse com a Dermato e inicie um protocolo de cuidados e tratamentos o mais breve possível. 

Dermatologista em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email