Rugas de Acordeon: o que são e como tratar

Você conhece as rugas de acordeon? São aquelas linhas verticais que surgem quando sorrimos. Os movimentos dos músculos geram marcas que se assemelham a parênteses ou às teclas de um instrumento musical, por isso o nome. Elas estão relacionadas ao processo de envelhecimento natural da pele.

Como surgem as rugas de acordeon

Com o passar dos anos, a pele perde elasticidade e firmeza, devido à uma queda na quantidade e na qualidade das fibras de colágeno e de elastina, proteínas responsáveis pela elasticidade e sustentação da nossa pele. Além disso, nosso corpo absorve gradativamente as estruturas ósseas e há perda de volume natural da face. Tudo isso favorece o surgimento de rugas e linhas de expressão, como as rugas de acordeon.

Normalmente este tipo de ruga aparece ou se agrava com a idade, a partir dos 40 anos, ou até mesmo dos 35 anos em pessoas com fototipo mais claro. Elas são sutis em algumas pessoas, mas em outras marcam a face e dão um aspecto sanfonado que desarmoniza o rosto.

A boa notícia é que o problema tem tratamento! Algumas opções são:

Tratamentos para rugas de acordeon

Bioestimuladores e colágeno

Os bioestimuladores de colágeno, como o Sculptra e o Radiesse, são ótimas opções para as rugas de acordeon. Sua função é estimular a produção natural de colágeno. A substância é aplicada na região desejada e inicia um processo que induz a atividade dos fibroblastos e a produção de colágeno. O efeito é gradual e após alguns meses podemos observar melhoras significativas na qualidade da pele.

Fios de sustentação

Os fios de Polidioxanona, conhecidos como PDO, são produtos absorvíveis pelo organismo, que estimulam a produção de colágeno e a firmeza da pele. O fio é inserido sob a pele com uma fina agulha, com uma técnica diferente em casos em que o objetivo é a sustentação da face ou a bioestimulação de colágeno. O resultado dura em torno de 12 meses. O procedimento é rápido e praticamente indolor, pois usamos anestesia local.

Ultrassom Micro e Macrofocado (Ultraformer)

⠀A aplicação do Ultraformer é outro procedimento muito bem empregado para o tratamento das rugas de acordeon. O aparelho gera um aquecimento das camadas mais profundas da pele, promovendo pontos de coagulação térmica, que estimula a produção de um novo colágeno e provoca a contração muscular, reduzindo o efeito da ruga progressivamente.

Preenchimento Facial – MD Codes

De acordo com as características da paciente, pode ser necessário também o preenchimento facial com Ácido Hialurônico para restaurar o volume em alguns pontos estratégicos. Isso é feito por meio da técnica MD codes, que funciona com a sistematização de pontos específicos no rosto, proporcionando resultados ainda melhores, naturais e harmoniosos.

Os procedimentos preventivos, por volta dos 30 anos, previnem o agravamento ou o surgimento da condição. Converse com a Dermato e inicie um protocolo de cuidados e tratamentos o mais breve possível.

Dermatologista em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email