Guia dos Ácidos para a pele

Os Ácidos são substâncias muito eficazes para o tratamento de diversas condições da pele, como manchas, melasma, cicatrizes, acne e rugas finas. Porém, seu uso deve ser indicado e orientado pela Dermatologista para não haver nenhum efeito adverso.

Reuni abaixo algumas informações importantes sobre esses produtos poderosos para o skincare:

O que são os ácidos?

São substâncias com potencial de acelerar o processo natural de renovação da pele. Elas promovem a descamação da cútis, removendo as células mortas e estimulando a produção de um novo tecido, mais forte, elástico, uniforme e com viço. A ação dos ácidos é diferente de acordo com o seu tipo e também com a sua concentração. Os benefícios são muitos!

 

Quais os principais ácidos para o tratamento da pele

Na Dermatologia podemos lançar mão de diferentes tipos de ácido para a pele. Abaixo, cito alguns dos principais:

Ácidos noturnos

Aqueles ácidos cuja utilização é indicada à noite, para que sua ação seja mais potente, aliada ao período de repouso da pele. É imprescindível a utilização de filtro solar durante o dia, para proteção da derme, pois o ácido deixa a tez mais sensível.

Ácido Salicílico

Produto indicado para pessoas com pele oleosa e com presença de acne. Além de renovar as camadas superficiais da pele, ele também auxilia na remoção de sujeiras e obstruções nos poros, reduzindo a incidência de cravos e espinhas.

Ácido Retinóico

Ácido derivado da Vitamina A. É a grande estrela no quesito rejuvenescimento da pele. Dentre as suas inúmeras vantagens, tem potencial clareador, sendo muito indicado para tratamento de manchas e melasma. Tem também ação efetiva no combate a rugas finas e linhas de expressão por estimular a produção de colágeno.

Ácidos diurnos

Ácidos que não têm efeito muito agressivo à pele e podem ser utilizados durante o dia, sempre associados também ao filtro solar.

Ácido Ascórbico

A famosa Vitamina C. Tem potencial antioxidante, combatendo os efeitos da radiação e da poluição na pele. Além disso, o produto também estimula o colágeno e a luminosidade da pele. É grande aliado do filtro solar, pois neutraliza os radicais livres fruto da radiação que o filtro não pôde evitar.

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Dra. Fairuz Helena Castro (@dra.fairuzhelena)

 

 

Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico, nosso queridinho do preenchimento facial, é também uma substância poderosa para uso tópico. Presente naturalmente na pele, ele tem o potencial de se unir a moléculas de água, garantindo a hidratação da cútis, a melhora da sua textura e também da sua densidade. Pode ser utilizado durante o dia e também à noite.

Ácido Kójico

Mais um ácido com eficiente ação despigmentante, já que inibe a produção de melanina. O Ácido Kójico tem potencial clareador e combate o envelhecimento da cútis por conta do seu potencial antioxidante. Ainda assim, o produto não é fotossensível, ou seja, não causa manchas se exposto à luz solar e, por isso, pode ser utilizado durante o dia, associado, claro, ao filtro solar.

Ácido Glicólico

Mais um potente ácido que combate os efeitos do envelhecimento da pele. O Ácido Glicólico promove esfoliação da pele, tornando a tez menos espessa, reduzindo poros e suavizando rugas finas. Tem também potencial clareador e não possui fotossensibilidade, podendo ser utilizado durante o dia, desde que em potências menores que 10% e acompanhado do filtro solar.

 

A utilização de ácidos, mesmo aqueles associados à dermocosméticos, deve ser indicada e acompanhada pela Dermatologista. As concentrações maiores do produto devem ser aplicadas em consultório.

É importante lembrar que a rotina básica de skincare, com proteção solar e hidratação da pele deve sempre ser realizada, sendo ajustada conforme indicação médica.

Quer saber mais sobre estas e outras opções de tratamento? Entre em contato e agende sua consulta com a Dra Fairuz!

Dermatologista em Porto Alegre

Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 – Salas 607 e 608 – Porto Alegre
(51) 3737.3817 – 98239.0135

Quem Sou

Sou a Dra. Fairuz Helena ....

Blog

Novidades sobre beleza ....

Entre em Contato

Dra. Fairuz Helena Castro

Endereço
Instituto Burmann e Bastos
Av. Carlos Gomes, 700 - sala 607 e 608
Bairro Petrópolis
Porto Alegre/RS
Telefone

(51) 3737-3827

(51) 98239-0135

Email